Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O primeiro celular do mundo

Blackberry, Iphone4, N97, N8... A cada semana, uma enxurrada de novos modelos de celulares invade as prateleiras.  Nesses dias de tanta tecnologia, ninguém mais se lembra do início da telefonia celular.
O Blog da Handphone mostra para você o primeiro celular do mundo!
DynaTAC 8000x.
Pesando quase um quilo (800g), maior que uma régua de 30 cm (33cm), com quase 5cm de largura e 9 cm de espessura, o DynaTAC 8000X, produzido pela Motorola foi o primeiro celular a ser comercializado nos Estados Unidos. Lançado em 1983, o aparelho tinha uma bateria imensa, porém com autonomia de apenas 1h de conversação.
No princípio, nos anos 50, a Motorola, pioneira em telefones portáteis, pensou em desenvolver um sistema de telefones móveis para utilização em veículos, os chamados “car-phones”, já nos anos 70, a tecnologia evoluiu para a celular.
O inventor, Martin Cooper, inovou. O foco do DynaTAC 8000X ainda estava na utilização dento dos carros, entretanto, Cooper foi além planejando um telefone que permitisse que o usuário pudesse continuar a utilizar o aparelho após deixasse o veículo.
O preço de tanto conforto era estratosférico se compararmos com os aparelhos de hoje: na época o mimo custava por volta de US$ 4 mil. Hoje em dia, o celular custaria aproximadamente US$ 9 mil.
 O pontapé inicial para o mundo (celular) como hoje conhecemos
Imagine pagar um preço tão alto por um trambolho desse tamanho, que não permite o usuário mandar SMS, acessar a Internet ou ouvir mp3? Ainda bem que, após este lançamento, a evolução veio a passos largos e, hoje, podemos comprar smartphones por preços muito mais acessíveis.

E aí, o que você achou?

Nenhum comentário: